CADUCEU

CADUCEU
O CADUCEU é formado por um bastão no sentido vertical, com duas serpentes pequenas entrelaçadas, tendo na parte superior duas asas e um elmo alado. O bastão – representa o poder de quem conhece a ciência contábil – é a espinha dorsal do curso de Ciências Contábeis, em que são aplicadas as matérias de formação profissional; específica, objetivando a capacitação para o exercício da profissão. As serpentes -O CADUCEU é formado por um bastão no sentido vertical, com duas serpentes pequenas entrelaçadas, tendo na parte superior duas asas e um elmo alado. As asas – entre os atributos de natureza humanística e social estão o estudo da língua pátria, as relações humanas, as noções de ciências sociais e de direito, assim como a versatilidade da realisade brasileira na era da globalização. O elmo – Aplicação – está representado, dentro do currículo pleno do curso de Ciências Contábeis, pela ética geral e profissional.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curso de Ciências Contabéis

O Curso

O Curso de Ciências Contábeis integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão objetivando formar profissionais capazes de planejar, desenvolver e analisar sistemas de informações contábeis e gerenciais em todos os segmentos, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstos pela legislação pertinente.
É desenvolvida uma base conceitual e geral em contabilidade com a inserção de outros conhecimentos tais como administração, economia, direito, estatística, informática, matemática, metodologia, noções de ciências sociais e psicologia, necessários para formação do profissional contador para analisar situações diversas, criticar construtivamente e detectar conflitos. A partir do terceiro ano, há um aprofundamento, principalmente direcionado para atuação do contador através dos conteúdos da formação profissional e da formação teórico-prática onde serão desenvolvidos conhecimentos específicos e práticos.

O Profissional

Além do perfil ético, o contador dever possuir domínio das técnicas e elaboração, interpretação das demonstrações contábeis; capacidade de gerenciamento e liderança, visão organizacional sistêmica para conviver em ambientes conflituosos e obter o senso crítico sobre os acontecimentos organizacionais em relação às questões sociais, econômicas e financeiras. O conhecimento das técnicas contábeis são essenciais para obter subsídios para exercer as funções de perito, auditor e outras funções contábeis.

Áreas de Atuação

Conforme a Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade, o Contador poderá exercer as funções de analista, assessor, assistente, auditor interno e externo, conselheiro, consultor, controller, educador, escritor ou articulista técnico, escriturador contábil ou fiscal, executor subordinado, fiscal de tributos, legislador, organizador, perito, pesquisador, planejador, professor ou conferencista, redator, revisor, podendo trabalhar na área de custos, fiscal, comercial, pública e outras O universo de trabalho é variado, abrangendo bancos, indústria, comércio, empresas públicas e empresas de serviços contábeis e de auditoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário