CADUCEU

CADUCEU
O CADUCEU é formado por um bastão no sentido vertical, com duas serpentes pequenas entrelaçadas, tendo na parte superior duas asas e um elmo alado. O bastão – representa o poder de quem conhece a ciência contábil – é a espinha dorsal do curso de Ciências Contábeis, em que são aplicadas as matérias de formação profissional; específica, objetivando a capacitação para o exercício da profissão. As serpentes -O CADUCEU é formado por um bastão no sentido vertical, com duas serpentes pequenas entrelaçadas, tendo na parte superior duas asas e um elmo alado. As asas – entre os atributos de natureza humanística e social estão o estudo da língua pátria, as relações humanas, as noções de ciências sociais e de direito, assim como a versatilidade da realisade brasileira na era da globalização. O elmo – Aplicação – está representado, dentro do currículo pleno do curso de Ciências Contábeis, pela ética geral e profissional.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Administração financeira é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio. Mais especificamente, maximizar a riqueza significa obter lucro mais elevado possível ao menor risco. Na realidade, ninguém sabe quando a riqueza máxima é atingida, embora ela seja entendida como ultima meta de cada empresa. Uma maneira de descobrir a riqueza de uma empresa é através do preço de sua ação ordinária. Quando o preço das ações aumenta, diz que a riqueza de seus acionistas está aumentando.
HABILIDADADES ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Administradores Financeiros podem tomar melhores decisões se aplicarem  esses princípios de econômicos básicos. Por exemplo, a teoria econômica nos ensina a procurar melhor alocação de recursos na economia. Para esse fim, administradores financeiros são responsáveis para encontrarem as melhores e mais baratas fontes de fundos e para investirem esses fundos na melhor e  mais eficiente de ativo. Processando assim, eles tentam encontrar a combinação recursos disponíveis que obterá o maior retorno no menor risco.
FATORES MICROECONÔMICOS
Os administradores financeiros executam um bom trabalho quando eles entendem como responder efetivamente as mudanças na oferta e na demanda e nos preços (empresa relacionada aos micros fatores). Aprendendo a lidar com esses fatores consegue-se ferramentas importantes para elaboração  de um efetivo planejamento financeiro.
FATORES  MACROCROECONÔMICOS
As decisões pessoais são influenciadas pelas mudanças nas condições econômicas. As pessoas desenvolvem um sentido sobre o ambiente econômico pela leitura de periódicos e ouvindo noticias. Se o ambiente parece estar deteriorando, os consumidores tendem a cortar gasto e se tornam mais conservadores em seus hábitos de compras. Inversamente, quando as condições melhoram, as pessoas tendem a colocar a mão no bolso. Essas reações ás mudanças  (macro) econômicas  externas, tais como o aumento ou declínio da atividade  comercial e alteração na legislação tributária, influenciam as decisões tomadas por uma empresa.
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
Administradores financeiros contam com contadores para prepararem os demonstrativos financeiros que fornecem informações sobre a lucratividade –  Demonstrativo Resultado do Exercício  - e sobre a posição financeira da empresa – Balanço Patrimonial. Recentemente, a Financial Accounting Standargs Board (FASB) publicou a norma 95, que obriga as empresas americanas a elaborarem o Demonstrativo do fluxo de caixa. Esse relatório fornece uma análise detalhada da maneira como o caixa foi gerado e indica como ele foi usado na conclusão de todas as fases de um negócio. Além do mais esse demonstrativo fornece uma outra importante ferramenta para os administradores que procuram controlar e entender os fatores externos e as políticas internas que podem influenciar o fluxo de caixa da empresa
AS METAS DO PLANEJAMENTO  FINANCEIRO
O planejamento para obter os melhores resultados deve ser flexível, permitindo estratégias e alternativas para substituir os planos existentes quando os desdobramentos econômicos financeiros divergirem dos padrões esperados. Além do mais, o planejamento financeiro envolve prazos adequados dos investimentos a fim de evitar expansão excessiva e uso ineficiente de recursos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário